Fraldas de pano e descartáveis

Nos primeiros anos de vida do seu filho, você trocará umas 6000 fraldas. A escolha do tipo de fralda depende do que é mais importante ou prático para você e seu estilo de vida…. Cada mãe sabe bem o que é possível para a vida da sua familia. Ja usei três tipos (na verdade quatro) de fraldas e resolvi compara-las levando em consideração praticidade, conforto (e saúde do bebe), custo e principalmente sustentabilidade (que aqui é o foco).

crappy_nappy

Fraldas descartáveis (comum)
Essas eu usei bastante, pois ganhei muitas no chá de bebe e ainda tenho algumas. A maior vantagem aqui eu reconheci que é a praticidade do uso, afinal nao precisa lavar nada depois… simplesmente descartar no lixo. Alem disso, ela dificilmente vaza – para bebes e crianças que dormem a noite toda essa vantagem é bem válida. Usei algumas marcas variadas e existem diferentes preços também… mas essas fraldas podem ser tao baratas quanto 15 cents cada uma. Eu nao gostei muito do conforto pois parece que a Domi fica sempre marcada quando eu tiro a fralda, a marca dos elásticos sempre fica nas perninhas – tentei aumentar o tamanho, mas nada adiantou… Em relação a sustentabilidade dessa fralda, bom aqui o problema é grande. Fraldas descartáveis criam milhares de toneladas de aterro no mundo a cada ano (imagina só, cada criança recem-nascida troca mais ou menos 8 ou 10 fraldas por dia. Elas demoram mais de 500 anos para se decompor). Essas fraldas também têm um impacto sobre o aquecimento global na fabricação. A fabricação, na verdade, tem o impacto ainda pior.

PRO: praticidade, custo, absorção
CONTRA: sustentabilidade
MEDIO: conforto

jaha112

Fraldas descartáveis biodegradáveis
Encontrei aqui em Sydney uma marca de fraldas biodegradáveis que usam um método de absorção não-química – assim elas se decompõem mais rápido. Acredito que há diferentes opções no mercado e diferentes materiais, mas essa que usei é feita de fibra de milho. O material é gostoso e a parte de fora dela é de papel mesmo (que rasga). Estas fraldas sem duvida são melhores para o meio ambiente do que as fraldas descartáveis comuns, mas uma bela desvantagem aqui é o preço. Dividindo o preço do pacote, percebi que elas custam em media 70 cents – no fim do mês esses centavinhos pesam bastante, principalmente comparando com as comuns a diferença é muita! Claro, essas fraldas sao tao praticas quanto as descartáveis comuns e em relação ao conforto achei um pouquinho melhor pois o material parece mais natural e gostoso, menos “grosseiro”.

PRO: praticidade, conforto, absorçao
CONTRA: custo
MEDIO: sustentabilidade

BumGenius-4.0-Vs-Freetime

MCN (ou modern clothing nappies) – as fraldas de pano modernas
O conforto dessas fraldas na Domi – aos meus olhos – da de mil a zero nas descartáveis. Ela fica até mais feliz, mais aliviada rsrs. O custo das fraldas em si também é ótimo pois ela é tamanho único, ou seja alem de comprar apenas uma vez, – o ideal é ter umas 20, dependendo da sua rotina e freqüência de lavar roupas – você pode reutiliza-las com outros filhos. Se contarmos o custo envolvido em lavá-las, muda um pouco porém continuam mais em conta do que as descartáveis. Um problema aqui é, alem de perder na praticidade pois se tem que ter tempo para lavar as fraldas, o “vazamento” rs. Essas fraldas precisam ser trocadas mais freqüentemente que as descartáveis. Se o bebe já dormir uma noite inteira fica um pouco difícil, mas até isso tem solução: alguns modelos tem bolso e da para adicionar absorventes extras. E claro, finalmente considerando a sustentabilidade as fraldas de pano ganham (segundo pesquisa da UK’s Environment Agency). O debate é grande pois se gasta água, detergente e energia elétrica no processo de lavá-las, mas levando em consideração que elas podem ser reutilizadas em outras crianças, as MCN ainda causam menor impacto no meio ambiente.

PRO: sustentabilidade, custo, conforto
CONTRA: praticidade
MEDIO: troca frequente

11070220_1616156891933241_509445525800930745_n

Fraldinhas de pano “old school” 
Essas eu coloco na Domi assim sem nada em casa, pois são bem confortáveis. É so aprender a dobrar… eu queria gravar um video ensinando mas ja achei aqui. Sou sortuda que tenho uma mae que comprou em metro e cortou muitas pra nós de presente! Para sair, coloco a MCN entao essa old school eu uso mesmo é de “recheio”. ( Se for usa-las sem a MCN eu prendo com o alfinete com trava – bem importante!)

Aqui em casa ficou decidido que vamos utilizar uma combinação entre a de pano e a biodegradável. Regularmente durante o dia usaremos as MCN (com recheio da fraldinha “old school”) e de noite uma biodegradável. Alem de claro, quando viajarmos ou em outra situação impossibilitados de lavar roupas. Nessa situação usaremos a biodegradável também.

Ainda sou bem novata nisso rs…. Mas essas foram minhas constatações. O que vocês acham, mamães?! Alguma dica de ouro que faltou?!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s