O biscoito (ou bolacha) mais famoso da Australia em versao crudivora!!

Quem ja veio pra Australia sabe muito bem que ninguem passa por aqui sem levar uma mala cheia desse biscoito pra casa. Provar Timtams aqui é tipo turisticamente tao importante quanto visitar a Opera House. Ha 6 anos quando eu tava vindo pra ca, uma amiga minha que ja havia previamente morado aqui me falou: me traz timtam, é um biscoito que eu adorava… e eu pensei, “nossa, deve ser mesmo especial para ela lembrar”.. Mal sabia eu que é especial pra todo Mundo lembrar. Trata-se se duas partes durinhas de biscoito recheada com mousse de chocolate e tudo isso coberto com chocolate.  Se esses Timtams sao sensação entre os adultos, imagine entre as crianças?

tim-tam-packet
O Original (nao vegano, claro)

Que tal uma versao vegana e crudivora?! Pra molecada, fica not too bad. (Ta bom que é so pra eles, ne?). Ja testei e sim, funciona. SIM SIM, é tao delicioso e viciante quanto o original. E melhor, SEM LEITE claro. (Infelizmente o timtam original mesmo na versao dark tem leite). É meio trabalhoso mas eu juro que vale a pena. A receita ta dividida em cada parte e no fim eu explico como montar.

Timtam crudivoro
Ingredientes:

Camada do biscoito molinho
1/2 copo de tamaras
1/2 xícara de nozes
1/2 xícara de semente de linhaça moída
1/2 xícara de trigo sarráceno hidratado (buckwheat)
1/2 colher de chá de essência de baunilha
Como fazer: Misture todos os ingredientes em um processador de alimentos e bata até ficar completamente misturado. A mistura deve ser macia e maleável nessa fase. Retire a mistura e coloque em um pedaço de papel manteiga. Coloque outra folha de papel manteiga em cima e passe um rolo até que se espalha em torno de 0,5cm de espessura. Coloque esta camada na geladeira para firmar.

Camada do biscoito crocante
100 gr de farinha de amêndoas
1 colher de sopa de oleo de côco
1-2 colheres de sopa de cacau em pó
2 colheres de sopa de agave
1 colher de sopa de sementes de chia
3 colheres de sopa de água morna
Como fazer: Misture todos os ingredientes em uma tigela pequena e coloque em um pedaço de papel manteiga. Coloque outro pedaço de papel manteiga por cima e use um rolo para esticar ate que tenha cerca de 0,5cm de espessura em uma forma retangular, aproximadamente metade do tamanho da camada de biscoito mastigável. Retire a camada superior de papel manteiga quando você estiver satisfeito com a largura e forma. Se quiser esta receita totalmente cru, use um desidratador para secar este biscoito. Se não fizer questao (ou se nao tiver acesso a um) asse a 180 graus durante 5 min. ou até que as bordas fiquem sequinhas. Retire do forno ou do desidratador e coloque na geladeira até que voce prepare o mousse.

Mousse de recheio
3/4 xícara de castanha de caju hidratadas
2 colheres de sopa de cacau em pó
4 colheres de sopa de creme de côco
2 colheres de sopa de agave
Como fazer: Misture todos os ingredientes em um processador e bata muuuuuuuito até que esteja completamente misturado. A mistura deve ser suave assim como mousse.

Revestimento de Chocolate
1/2 xícara de cacau em pó
1/2 xícara de óleo de côco
2 colheres de sopa de agave
Como fazer: Simplesmente misturar os ingredientes.
Passos para montar os TIMTAMs:
1 – Retire as duas camadas de biscoito de sua geladeira.
2-
Corte a camada de biscoito molinho em dois retângulos  (do mesmo tamanho que a sua camada de biscoito crocante.)
3 –
Coloque uma camada de biscoito molinho em uma forma.
4 –
Em seguida, coloque cuidadosamente a camada de biscoito crocante por cima.
5 –
Depois de cortar as bordas dessas camadas para manter uma forma de retângulo uniforme, pegue o mousse. Com uma espátula, espalhe bem até as bordas do retangulo.
6 –
Por fim, pegue a sua segunda camada do biscoito molinho e coloque bem cuidadosamente por cima do mousse, pressionando suavemente para baixo com a ponta dos dedos para prendê-lo.
7 –
Agora, usando uma faca grande corte em tiras e em seguida, corte novamente na outra direão pra fazer mais ou menos os formatinhos de Timtams.
8-
Coloque a forma no congelador por pelo menos 30 minutos, ou até que se firme. Isso faz com que a etapa de revestimento de chocolate fique muito mais fácil.
9-
Misture os ingredientes de revestimento de chocolate em uma tigela. Depois mergulhe cada ‘TimTam’ na mistura do chocolate até ficar bem coberto. Coloque de volta na bandeja coberta com papel manteiga. Faça isso para cada biscoito, e em seguida, coloque novamente a bandeja no congelador.
10 –
Quando o chocolate estiver durinho você pode colocar-los na geladeira até ficar macio e depois devorar!
OBRIGADADENADA! ❤
Advertisements

2 thoughts on “O biscoito (ou bolacha) mais famoso da Australia em versao crudivora!!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s