58294 utilidades do Oleo de côco <3

coco

Ja faz tempo que substitui na minha cozinha todo tipo de oleo pelo oleo de coco. Ele é rico em gordura saturada por isso é altamente resistente ao ranço oxidativo (e possui propriedades antioxidantes). Alem disso, no meu banheiro tambem o oleo de coco é solucao para muita coisa! A Domi tem experimentado os beneficios desse oleo tambem (como cosmetico claro, nao comida). Nesse post vou tentar relacionar algumas utilidades. (Bom, primeiro queria deixar claro, converse com o seu pediatra/medico para garantir o “aval” do uso, ok? E tambem teste na pele de quem quer que seja, pois algumas pessoas sao alergicas)

Na cozinha:

– Para fritar: nao gosto de sugerir fritura porem, para fritar ele é a melhor opçao. Por ser gordura saturada, é mais resistente a aquecimento, tendo menor oxidação quando aquecido.
– Em receitas: Uso ele onde em qualquer receita onde diz óleo ou manteiga. Aqui em casa nos acostumamos com o gosto e amamos.
– No chocolate: ja ensinei como fazer, ne?
– No cheesecake e na maioria das receitas crudivoras.
– Para assar: untar as formas e travessas
– EM TUDO!!!

Como cosmetico:

Remover maquiagem: Umedeça um pouco de óleo de coco em um algodão e limpe sem esforço. Ele funciona até mesmo para tirar rimel à prova d’água e batom vermelho. Lave o rosto com água morna depois de usar o óleo.
– Hidratar o cabelo: Use óleo de coco como um banho de creme antes de lavar o cabelo e note a diferença. Fica mais suave e brilhante. Aplique uma colher de sopa de óleo e massageie bem o cabelo e o couro cabeludo. Deixar pelo menos 10 minutos (mais se você puder) antes de lavar como normal.
– Hidratar a pele: Use o óleo de coco como uma máscara para o rosto e corpo também. Aplique uma pequena quantidade e massageie na pele, com foco em áreas que mais precisam, como joelhos e cotovelos. Deixe pelo menos 10 minutos antes de lavar.
– Esfoliar a pele: Junte uma colher de sopa de óleo de coco com uma colher de sopa de açúcar (o mais grosso) e esfregue em sua pele. Ele esfolia e hidrata ao mesmo tempo, deixando a sensação de pele lisa e deliciosa.
– Escovar os dentes: Junte o óleo de coco com bicarbonato de sódio para fazer uma pasta grossa. Escove os dentes (essa receita é de pasta de dente caseira) 🙂
– Desodorante: Esfregue o óleo de coco em suas axilas ou pés como um desodorante natural. Você também pode misturá-lo com manteiga de karité e óleos essenciais para poder acrescentar um cheirinho gostoso extra.
– Fazer as unhas: Esfregue o óleo de coco nas cutículas para amacia-las e depois remove-las.
– Suavizar queimaduras: Depois que a dor inicial da queimadura solar diminuiu, um pouco de óleo de coco vai ajudar a pele a cicatrizar mais rápido e ajudar a prevenir que descasque.

Para as crianças:

– Assaduras: O óleo de coco alivia suavemente assaduras. Coloque na assadura e feche a fralda como de costume. Use a cada troca de fralda como um preventivo, mas lembre-se de fazer um teste primeiro em pequena escala para checar se é adequado para o seu bebê.
– Suavizar a crosta lactea:
Depois de fazer um teste para garantir que o bebê tolera óleo de coco (a maioria), massageie uma quantidade generosa de óleo de coco na cabeça, deixe por alguns minutos e remova.
– Oleo de bebês: Sempre jogo um pouquinho do oleo na banheira (umas 3 vezes por semana) para hidratar a pele da Domi. Ela é alergica a qualquer outro tipo de oleo, esses oleos de bebes por ai ja testei muitos e ela fica toda pipocadinha.
– Piolhos: Eu juro que funciona.
Precisa de óleo de coco e vinagre de maçã. Molhe o cabelo no vinagre de maçã, não lave e deixe secar (ele aparentemente, dissolve a “cola” que une as lêndeas no cabelo). Depois de seco, aplique uma porção boa de óleo de coco e massagem por toda a cabeça e couro cabeludo. Deixe por tanto tempo quanto você puder (quanto mais melhor, durante a noite é o ideal). Penteie bem com um pente fino, e em seguida, passe shampoo e condicionador no cabelo. Você vai precisar de shampoo duas vezes para se livrar do óleo, mas o cabelo do seu filho vai ser bem macio e brilhante, graças ao tratamento de cabelo.
– Rinite alergica:
Coloque uma pequena quantidade de óleo de coco nas bordas das narinas do seu filho para ajudar a aliviar os sintomas de rinite alergica (febre do feno). Aparentemente, a poeira e pólen gruda no óleo e não entra no nariz.
– Analgesico para a gengiva:
Esfregue suavemente um pouco de óleo de coco diretamente sobre as gengivas do seu bebê como um alívio da dentição.

O que acharam?
Utilidades suficiente para comprar um balde de 5 litros ne?! rsrs Eu falei!!

Sei que oleo de côco é carissimo. Mas sei que da pra fazer facilmente a manteiga de coco, que substitui igualmente. Voce precisa de 4 coisas:
– côco ralado (sem açucar)
– pouquinho de sal
– um processador bom (ou liquidificador)
– paciencia

coconut
Como fazer: Coloque os flocos de côco no processador ou liquidificador e adicione um pouquinho de sal. Se tiver usando um liquidificador, tera que parar as vezes para colocar os flocos de côco pro fundo novamente (eles se bagunçam e ficam subindo pelo copo no liquidificador). Se usar um processador, esse processo vai demorar um pouquinho mais. Continueeeee batendo… rsrs, quando voce começar a pensar que nao tem jeito desse negocio virar manteiga, vem a magica. Juro.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s