Cama compartilhada com segurança

Esses dias eu postei uma foto falando sobre cama compartilhada e muita gente me diz que tem medo de “rolar para cima do bebe”. Entendo muito, eu tambem tinha! Aqui na Australia principalmente, as enfermeiras que nos ajudam com os bebês nao recomendam, especialmente pois estamos na nação com mais ocorrências de morte súbita de todas!

DSC02058
Se tem algo mais gostoso que dormir com sua cria, eu desconheço…..

Bom, tem funcionado muito para mim e aqui em casa defendemos veemente a pratica. Resolvi entao escrever umas dicas sobre como dormir junto com seu bebe sem medo!

Verifique se o seu colchão é firme, pois o bebê pode se sufocar ou se aquecer demais em um colchão macio. Se a sua cama tem base, uma cabeceira, ou é encostada na parede, certifique-se que o colchão se encaixa perfeitamente, assim seu bebê não corre risco de cair nas lacunas. Este risco é maior quando o bebê tem entre 3 e 10 meses.

Tenha poucas e leves roupas de cama, e não use edredom. Se o seu bebê tem menos de um ano de idade, utilize cobertas leves, e use-os com moderação para evitar o superaquecimento ou asfixia. Este risco é maior durante os 3 primeiros meses de vida. Verifique de vez em quando se ele não foi para baixo e cobriu a cabeça.

Nunca durma em um sofá com seu bebê, pois ele pode se trancar na lacunas entre as almofadas do sofá ou entre você e parte de trás do sofá. Não durma em uma colchão d’água pois eles são muito moles e pode ter fendas profundas ao redor da base onde seu bebê poderia ficar preso.

– Mantenha seu bebê quentinho, mas nao muito quente, e vista-o levemente para o sono. O contato com o seu corpo irá aumentar sua temperatura da pele. Como regra geral, se você é se sente em temperatura confortável então o seu bebe provavelmente também.

– Não deixe seu bebê dormir ao lado de uma criança na cama. Crianças não entendem os riscos e podem rolar na direção do bebê ou colocar o braço sobre a boca ou na cabeça dele. Você ou seu parceiro devem sempre dormir entre as crianças, se você quer ambos em sua cama.

– Seu bebê nunca deve ser deixado sozinho na cama, pois ele pode facilmente cair, mesmo que você tenha apenas dado uma corridinha ao banheiro. Não deixe o bebê dormir em um travesseiro ou coloque um de cada lado dele, pois ele pode rolar para os lados e ser sufocado nas dobras.

– Compre uma grade para anexar ao lado da cama ou coloque-o em um local seguro, como um Moisés ou berço enquanto você estiver fora do quarto.
Quando dormir junto não é seguro?

Por causa do aumento do risco de morte súbita, você não deve dormir junto se:
– Você ou seu parceiro fumam.
– Seu bebê era prematuro ou teve um peso muito baixo ao nascer.
– Você ou seu parceiro beberam álcool, ou consumiram medicamentos ou drogas. Isso pode afetar a memória e você pode esquecer de que seu bebê está na sua cama e talvez role para cima dele. Você também pode dormir tão pesado que nem note que você rolou para cima ele.
– Você esteja extremamente cansada, ou tenha um distúrbio do sono, como apnéia do sono. Você pode estar em um sono tão profundo que você nem acorde se você rolar para cima do seu bebê.

Espero ter ajudado!

Fonte BabyCenter

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s