BLW: duvidas e algumas dicas

Esses dias coloquei uma foto da Domi com uma pera na mao e falei rapidamente que adotariamos a tecnica BLW para introduzir alimentos. Baby-led weaning ja é bastante comum mas mesmo assim muitas seguidoras questionaram, por isso vou escrever um pouco sobre.

b3af21082c563f2fb443fdd36498b276

O que exatamente é Baby-led weaning?
Ao pe da letra, weaning é uma palavra controversa. Ela significa desmame, mas nesse contexto nao é simplesmente isso pois o bebe está sendo introduzido aos solidos e nao necessariamente vai parar de mamar, certo? “Baby-led weaning” significa “Desmame liderado pelo bebe”, em traducao livre.

BLW é deixar o bebe se alimentar sozinho (com supervisao, obvio) liderando e controlando o que ele mesmo vai colocar em sua boca. O foco desse metodo é explorar sabores, texturas e cheiros de comidas “reais” ao oposto de papinhas. Comece se livrando de toda noçao pré-conceituosa que tens sobre “comida de bebê”. Nao vais precisar de colheres, cereais ou papinhas. Vais precisar de babadores, roupas faceis de lavar e talvez um cachorro (pra limpar o chao, rsrs).

Quando? Apesar de que tenha gente que diz que o bebe esta pronto para se alimentar assim que passa a sentar sozinho, eu defendo veemente que a amamentaço deva ser exclusiva ate os 6 meses, entao sugiro começar a introduço alimentar apenas nessa idade.  Uma coisa muito boa desse metodo é que todos comem juntos à mesa, e ninguem tem que deixar a sua propria comida esfriar enquanto alimenta o bebe.

Quais comidas sao ideais para começar? E como corta-las? Algumas sugestoes para começar sao: abacate, banana, pepino, manga, melao, cenoura, brocolis. A melhor maneira de cortar as comidas é em pedaços (palitinhos) do tamanho do seu dedo indicador. Assim fica mais facil para os bebes que estao iniciando os solidos “agarrar” os alimento com o punho fechadinho e ainda deixando um pouquinho do pedaço da comida na ponta para eles mastigarem.

Voce pode ter a impressao de que seu bebe nao esta de fato comendo muito da comida! Mas nao tem problema, pois o leite materno (ou formula) ainda é a principal fonte de nutricao durante o primeiro ano do bebe. BLW permite muita exploraçao (e muita bagunça, rs).

Mas o bebe nao tem dente!!! Ele nao vai engasgar??!! Essa era a minha maior duvida tambem e por isso, apesar de ouvir falar bastante do metodo ainda pensava que iria optar pelas papinhas. Depois de ler muito (e voce pode ler da fonte aqui, em ingles) eu entendi a diferença entre Gagging (que seria algo como a ansia de vomito, eles fazem muito enquanto comem) e Asfixia. Basicamente o Gag Reflex é um reflexo normal (olha um video aqui) e é algo que o seu bebe vai aprender enquanto mastigando e colocando coisas na boca. O indicado énao intervir enquanto seu bebe esta tendo esse reflexo.

Voce tem experiencia com BLW??! Divide conosco!

p.s.: Esse post é apenas informativo, leve e rapido sobre o metodo de introducao alimentar que vamos iniciar aqui em casa em breve. Por favor converse com seu medico sobre metodos de IA e nao substitua a recomendaço profissional.

Advertisements

One thought on “BLW: duvidas e algumas dicas

  1. Julia, tenho uma dúvida e queria saber sua opinião.
    Aqui no Brasil é comum médicos receitarem suplemento de ferro a partir dos 6 meses, para bebês veganos aparecem ainda vitamina B12 e outras (pelo menos comigo foi assim) qdo falei em BLW então… mais certo ele estava qto à vitaminas, dizendo que só assim teria a certeza que o bebê estaria recebendo as vitaminas nescessárias (mesmo ainda mamando)
    Como é por aí? Como vc faz com a Domi?
    Não gosto muito da ideia de suplementação sem a certeza que é necessária, mas todos médicos que consultei tiveram a mesma opinião (nenhum vegano ou vegetariano e todos contra tbm né)

    Bjs
    Adoro o blog!

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s