Sequencia de YOGA para mamãe & bebê

Montei essa sequencia fofa de YOGA incorporando o baby na sua pratica, nada de nivel avançado, tudo simples e claro que a serie deve fluir num ritmo organico, ou seja cheio de pausas para beijinhos, carinho, amor, abracinhos, mamadas e o que quer que seu bebe necessite 😉 É muito importante sorrir para o bebe, brincar, conversar e transformar a pratica em um momento gostoso e divertido de afeto entre mae e bebe.

Nao é necessario ter muita experiencia com yoga, apenas adapte as poses aos limites do seu corpo. Minha bebe tem 10 meses por isso ficou bem ativa durante a pratica, mas pode ser feito com bebes mais novinhos tambem – porem pelo menos a partir de 6 meses ou que ja consigam se sentar sozinhos. No caso de bebes mais novinhos voce pode praticar yoga com ele pertinho de voce deitadinho. Lembre-se que o bebe é um pesinho a mais entao pegue leve na pratica.

1
Como a maioria das aulas de yoga, começamos com Suryanamaskara A. Voce pode fazer entre 1-3 vezes, dependendo do quanto voce estiver a vontade para fazer. Se voce ja conhece yoga, provavelmente ja sabe do que se trata. É melhor ter um instrutor quando fizer pela primeira vez a fim de ter certeza que voce está fazendo corretamente, infelizmente aqui nao consigo me aprofundar tanto:
– Começando em pé com seu bebe no colo.
– Inspire, gentilmente levante seu bebe para o alto. É legal olhar para ele para dar segurança.
– Exale, dobre para frente (Uttanasana) e coloque seu bebe gentilmente no chao. A partir daqui siga a Suryanamaskara sem o baby.
– Inspire, levante a cabeça, olhe para frente e endireite a coluna.
– Exale, dê um passo largo para tras e em seguida com o outro pé tambem até estar em plank, devagarinho traga seu peito até chão como se estivesse fazendo uma flexão, podendo colocar os joelhos no chao primeiro se for necessário (Chaturanga Dandasana).
– Inspire, empurre o chão para longe de voce, estique os braços, abra o peito e olhe para cima (Urdhva Mukha Svanasana).
– Exale, sente no quadril e levante-o em direçao ao céu para Adho Mudka Svanasana. Segure de 3-5 respiraçoes aqui.
– Inspire, destrave os joelhos e dê um passo apos o outro para frente, levando seus pés para perto das mãos. Expire e relaxe o corpo dobrando-o para frente.
– Inspire levante trazendo as maos para cima. Se o seu bebe estiver por perto, traga-o para cima novamente como fez no começo.

2
Utkatasana (ou Pose da Cadeira): Começando em pe, pé juntinhos e com seu baby no colo, dobre os joelhos gentilmente como se estivesse sentando em uma cadeira. Coloque o seu baby sentadinho no colo e voce pode segurá-lo com os dois braços e ficar assim ou segura-lo com um braço e estender o outro. Fique aqui por quanto tempo for confortavel para voces dois 🙂

3
Virabhadrasana A, B e C (ou Pose do Guerreiro): Começando em pe com os dois pés juntos e com o bebe no colo, dê um passo largo para trás até que suas pernas estejam em posiçao de afundo. A diferença é que o pé que está atras deve ficar inteiro no chão mais ou menos a quase 90 graus da outra perna. Gentilmente levante o baby para cima, sorrindo e interagindo com ele. Transiço para a pose B: abra um dos braços para tras (o mesmo braço do lado da perna que está atras) e com o outro braço segure o bebe sentadinho em cima da sua perna que esta flexionada em 90 graus (Aqui, pode levantar o pé tirando o calcanhar do chao e fazer o bebe ir para cima e para baixo, assim ele se diverte um pouquinho. Sempre muito gentil e devagar). Para a pose 3, abrace bem o baby e devagarinho tire o pe de tras do chao ao mesmo tempo que vai esticando a perna da frente. Repita tudo do outro lado. Vale dar muitos beijinhos no baby entre uma pose e outra 😉

4
Upavistha Konasana: Sem segredos aqui. Sente com as penas tao abertas o quato voce estiver confortavel. Coloque seu bebe na sua frente e va dando beijinhos e interagindo. Pode deita-lo na sua frente e dar beijinhos enquanto vai movendo seu peito para baixo ate conseguir se aproximar do chao o maximo que conseguir. Pode segurar um dos pes, depois mover-se e segurar o outro.

5
Baddha Konasana: Muito parecido com aanterior, porem dessa vez junte a sola dos pes e feche as pernas, como se fosse fazer “borboletinha”. E devagarinho va movendo seu peito em direcao ao chao. Se o bebe estiver por perto, interaja sempre 🙂

6
Janu Sirsasana A: Sente e deixe uma perna esticada e a outra flexione o joelho, traga a sola do pe o mais perto do quadril possivel. Quando estiver confortavel com as pernas, mova seu peito em direcao a perna esticada e tente segurar seu pe. Se nao for possivel, segure qualquer parte da perna que for. Da para abracar o baby enquanto estiver na pose, se ele estiver por perto. 😉 Repita do outro lado.

7
Utthita Chaturanga Dandasana e Chaturanga Dandasana, ou simplesmente Plank alto e baixo: Nao tem segred, ne? Baby pode ficar em baixo e voce tem uma motivacao linda para descer para o plank baixo: dar muitos beijinhos.

8
Setu Bandha Sarvangasana (ou Ponte): Deitada com o baby no colo, flexione os joelhos e traga seus pes perto do quadril. Levante o quadril e segure pelo tempo que voces estiverem confortaveis. O baby serve como um pesinho aqui tambem! Parar variar, traga um dos pes em cima do joelho oposto e levante o quadril. Faça o mesmo para o outro lado. Aqui ambem voce pode empurrar o quadril para cima e para baixo fazendo movimentos de cavalinho para o baby se divertir um pouco.

9
Ustrasana (ou pose do Camelo): Essa pose é intermediaria entao so faç se se sentir confortavel. Se nao for possivel colocar a mao no pe, simplesmente abra o peito o maximo que conseguir, olhando para cima e inclinando-se para tras. Ajoelhada com o baby no seu colo, va devagarinho inclinando-se para tras ao mesmo tempo que empurra o quadril para frente. Segure o baby com um braço e com o outro tente agarrar o calcanhar. Troque os braços e faça do outro lado tambem. Baby aqui tambem serve como um pesinho. De muitos beijinhos 😉

9_1
Navasana (ou pose do Barco): Sentada com o baby no colo, tire os pes do chao e balance o quadril no chao. Va devagarinho estivando as pernas e os braços. Deixe o baby montadinho no seu corpo e de muitos beijinhos.

9_2

Ubhaya Padangustasana: Essa pose tambem é intermediaria. Se voce nao consegue esticar as pernas nao tem problema, pode esticar ate o limite que puder. Tambem, sentada com o baby no colo use o seu dedo indicador para agarrar o dedao do pe e vai esticando as pernas, tirando a perna do chao ao mesmo tempo que encontra o centro de equilibrio do quadril no chao. Role gentilmente devagarinho para tras e para frente para ganhar uma massagem deliciosa nas costas, feita pelo chao rsrs. Role ate sentar novamente no chao e dobre seu corpo para frente. Muita interecao com o baby. Como na maioria das poses, rola muitos beijinhos!!! 😉

9_3
Aqui quis brincar um pouquinho de Acro yoga. Bem rapidinho pois ela nao se sente tao confortavel ainda, rsrs.

9_4
Acabou! Sente, beije, abrace, agradeça a sua companhia linda e dê um premiozinho final se puder: tetê ;))

Muito importante: siga seus limites. Nao faço nada que nao se sentir confortavel ou que sentir que nao pode. Toda pose de yoga éadaptavel a todos os niveis entao ache o que é possivel para voce e seu baby, e divirta-se :))

Advertisements

2 thoughts on “Sequencia de YOGA para mamãe & bebê

  1. Muito lindo seu espaço! Gratidão por compartilhar seus saberes/fazeres e seu coração 💓 pura inspiração! Meu filhote tá com 2 anos e 3 meses e tô na intenção de fazer uns ajustes nos nossos hábitos e alimentação, no sentido da harmonia e do veganismo. Muito muito muito bom conhecer o seu blog 🙌 vou vir sempre 🙋 gratidão 🙏

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s