Aprenda a fazer um assado vegano para o Natal!

Fácil de fazer, a base dele é…. farinha de trigo! Apesar disso, acreditem, ele é altamente protéico.

e66fb8adc62da3a5b3687ad3679588b5.jpg

Já ouviu falar de SEITAN? Uma “carne” feita de gluten? Essa é o novo vício daqui de casa. É trabalhoso para fazer, porém não há segredo! Fácil, porém trabalhoso.

Primeiro gostaria de esclarecer sobre o gluten: Se você não tem nenhuma alergia ou intolerância, não há problema em consumí-lo. O glúten é simplesmente a proteína do grão do trigo. Antes de ir atrás das “modinhas nutricionais”, pondere bem. Quem não é celíaco pode consumir gluten, sim. E aqui em casa consumimos como fonte vegetariana de proteína!

Existem muitas maneiras de fazê-lo. Com o tempo e prática, você vai experimentando maneiras diferentes, temperos, molhos, etc, até achar o que você a sua família gostam mais. Vou passar a receita mais básica aqui.

Você vai precisar:

  • 4 xícaras de farinha de trigo
  • 2 xícaras de água
  • Caldo de legumes (alternativamente você pode fazer o seu próprio em casa, se tem o hábito)
  • Temperinhos a gosto.

 

Como fazer? Primeiro você mistura a farinha de trigo com água e mistura até ter uma “massa” como se fosse fazer um pão. Se precisar acrescente mais água ou mais farinha de trigo… até que tenha uma massa que não esteja muito grudenta e nem muito seca.

Pegue essa “massa”e coloque dentro de um recipiente com água morna até que cubra a massa inteira. Deixe ali por uns 20 minutos. Agora é a parte engraçada, vamos “lavar” o trigo do gluten, separando as duas partes. Abra a torneira a lave bem a “massa”, toda a farinha vai ir embora. Lave até que a água não saia mais branca e você tenha apenas uma massa bem “chicletinha” na sua mão, provavelmente o tamanho da massa diminuiu em menos que a metade. Pronto! Você tem na mão apenas o gluten.

Agora pegue uma panela grande, encha de água e coloque o caldo de legumes, ou a água do seu caldo feito em casa. Cubra o gluten e cozinhe por umas 2 horas… ou menos tempo se for em panela de pressão. Aqui também vale colocar em um recipiente de vidro com a água do caldo de legumes e assar…. já fiz das duas maneiras!

E pronto! Você vai ter na mão uma “peça” de assado para preparar como quiser. Pode fazer o molho que desejar e despejar por cima 🙂

Algumas dicas extra:

  • O meu jeito favorito de comer é cortar em fatias finas, fritar (eu sei, eu sei hahaha) com um pouco de molho shoyu, cebolinha, salsinha, etc. Fica muito saboroso!
  • Pode ser que voce se frustre com a quantidade de farinha que começou e o tamanho do gluten que terminou. Pode parecer pouco, mas o gluten sustenta bastante por ser pura proteína. Então não se apavore, dá para servir bastante gente com pouco assado se disponibilizar alguns acompanhamentos.
  • Se você achar muito trabalhoso a parte de lavar o trigo do gluten, dá para comprar direto a farinha de gluten puro, assim é só misturar com agua. Dessa forma fica bem gostoso também pois você pode misturar junto pó de alho ou temperinhos secos que você preferir direto na massa.

Espero que dê certo por aí!

VAMOS CELEBRAR A VIDA sem morte nesse Natal, gente??? ❤ ❤

Advertisements

3 thoughts on “Aprenda a fazer um assado vegano para o Natal!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s