Mas o que crianças veganas comem?

Faz tempo que não escrevia no blog…. Minha página anda com o foco bem aberto na maternidade e eu não tenho falado tanto de veganismo por aqui. Muita gente que chegou ultimamente na página veio me perguntar mais informações sobre a dieta vegana para crianças e eu resolvi fazer esse post!

Minha filha de 15 meses acabou de começar a realmente se interessar em comida… Ufa! Temos conseguido sentar 3 vezes por dia e comer todo o prato ❤ ….E ainda fazer lanches entre as refeições. Mas o que uma criança vegana come?

Vou descrever um exemplo de dia inteirinho de refeições daqui de casa e no fim vou analisar nutricionalmente com ajuda do site Cronometre.

>> Começamos o dia com uma linda e longa mamada ao acordar.

Café-da-manhã: Amasso 1/3 de uma banana, adiciono aveia, coloco um pouco de LSA (mistura triturada de semente de linhaça, amêndoas e semente de girassol) ou farinha de chia, e também um pouquinho de leite de amêndoas para deixar a mistura mais molinha. As vezes troco o leite de amêndoas por umas colheres de iogurte de soja (ou coco, depende do que tenho disponível em casa).

Enquanto ela come isso, geralmente eu estou me atracando no meu pão torrado com abacate. Ela sempre acaba comendo umas 2 ou 3 colheres do abacate que eu raspo do meu pão e divido com ela.

Para beber: água.

a873b5cea793ea9deb501dc1ff099ff5.jpg

Lanchinho da manhã: Alguma fruta. Pequenas quantidades… as favoritas são morango, uva, mirtilo e melão.

Unknown-3.jpeg

Almoço: Sopa de lentilha com arroz integral. Sempre em alguma refeição do dia rola leguminosas, sendo lentilha, feijão ou grão-de-bico os mais comuns! Adiciono algum vegetal, geralmente abobrinha ou cenoura. Além disso, eu trituro uma folha de couve e adiciono no cozimento. Tempero muito bem com alho-poró, alho normal, cebolinha e salsinha. Sirvo com um pouquinho de sal rosa e um fiozinho de óleo de linhaça.

Para beber: água.

cb901553430290efde13c67c5aab0feb.jpg

Mamada: Se ela estiver em casa, esse é o horário de dormir. Antes de dormir, rola uma mini mamada também. Se estiver na creche, ela toma um pouquinho de leite de soja, ou de amêndoas ou de coco (sempre vario).

Lanchinho da tarde: Crackers de arroz ou algum outro tipo.

Rice-Crackers-with-Minced-Tofu-Dip-730x390.jpg

Janta: Purê de cenoura, bata inglesa e batata-doce juntos. Tempero com alho, cebolinha, salsinha, alho-poró ou o que tiver junto. E quinoa cozida com brócolis. Sirvo com um pouquinho de sal rosa e um fiozinho de óleo de linhaça.

Para beber: água.

b825a3f04007b0853e0a51c03add0b93.jpg

Antes de dormir: mamada.

Primeiro eu coloquei o perfil e idade dela no cronometre, saiu que ela precisava mais ou menos de 700-800kcal por dia. Ela passou um pouco, esse dia deu 900kcal. Mas eu não tenho certeza da quantidade de leite materno que ela toma, então isso pode ter variado um pouco a mais ou menos…

Apareceu a seguinte imagem:

Screen Shot 2016-03-20 at 12.08.42 AM.png

Nenhuma novidade, né? A minha filha já toma suplemento de vitamina B12 diariamente, e eu não achei a opção de adicionar suplemento ali na lista desse site.

Proteína, fibras alimentares, ferro e cálcio não foram problema! Além disso, também tem o Zinco e os Omegas que são preocupação, e ela conseguiu consumir direitinho o necessário (graças a chia e linhaça). Aliás proteína é até de se rever. Em vez de dar duas fontes ricas (lentilhas e quinoa), eu acho que devo reduzir a uma apenas, ela está consumindo o dobro do que precisa!

Mais umas imagens interessantes:

Screen Shot 2016-03-20 at 12.11.28 AM.png

Apareceu água pouca pois eu não coloquei a quantidade correta, ela toma muita água o dia inteiro (foi a primeira palavra que aprendeu a falar, rs).Screen Shot 2016-03-20 at 12.13.01 AM.png
Omega 6 não completou mas não ficou muito baixo não.
Screen Shot 2016-03-20 at 12.12.36 AM.png
B12 como já falei e como era esperado, o 25% que ela consumiu foi o que tinha no meu leite materno. Vitamina D, bom ela tomou seu banho de sol diário 😉 … Zinco também costuma ser uma preocupação entre veganos, mas olha ali!

Conclusão: dá para manter uma criança vegana super saudável, sem dúvidas 🙂 

Entre as comidas favoritas estão:
>> macarrão ao sugo ou a bolonhesa de soja.
>> quibe de berinjela
>> lasanha de proteína de soja
>> panqueca de legumes
>> stir-fry de vegetais com tofu
>> pirão de feijão
>> sopinha de feijão com macarrão
>> grão-de-bico cozido com vegetais
>> sopa de legumes
>> bolinhos de espinafre com abobrinha
>> sopa de abóbora ou purê de abóbora
>> escondidinho de mandioca com legumes
>> almôndegas de soja
>> cevada com legumes e ao leite de coco

 

Advertisements

6 thoughts on “Mas o que crianças veganas comem?

  1. Olá, gostaria de saber qual suplemento de B-12 você da para a sua filha e desde quantos meses você inseriu essa suplementação na alimentação dela. Obrigada!

    Like

  2. Ola’! Eu queria saber qual é o problema com o leite de arroz para crianças de menos de 4 anos. Eu não uso, mas minha cunhada usa muito e eu lembrava que tinha um problema, mas não qual é o problema, você pode me explicar? Tentei achar no guia de comida vegana que traduziu, mas eu não achei a referência…

    Like

  3. Oi Julia, eu te acompanho a um tempinho. Eu lembro que por um tempo você adotou a raw food diet, o que achou? O que te fez mudar e ser apenas vegana? Foi por causa da sua filha? beijos

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s